Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Valor da pensão alimentícia - entenda como funciona o cálculo

Publicado por Samara Girelli
há 10 anos

Valor da penso alimentcia - entenda como funciona o clculo

Quando o divórcio acontece, o período de adaptação é conturbado. E quando há filhos, uma das questões que afligem os pais é o valor da pensão alimentícia, isso também ocorre com o nascimento de um filho de pais que não vivem em união estável. As principais dúvidas são sobre quem deve pagar, até que momento é obrigatório, quais os direitos e deveres de cada um.

Sobre a forma de calcular o valor a ser pago, conselheira do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP), Regina Beatriz Tavares da Silva, afirma: "Não há um valor fixo pré-determinado pela Lei de Alimentos, mas a jurisprudência definiu que a média deve girar em torno de um terço do salário bruto do individuo, descontando o valor do INSS e Imposto de Renda". Por isso é comum que digam que o valor da pensão é de 33% dos rendimentos.

A presidente lembra que esse valor pode baixar para 15% ou 10% do salário bruto dependendo das condições financeiras de quem detém a guarda. "Quem tem mais condições, paga um valor maior. Quando a situação financeira muda, como no caso de Zé Elias, o valor da pensão é revisto pela justiça", afirma Regina Beatriz. A pensão é obrigatória para crianças e adolescentes menores de 18 anos e caso o filho continue estudando, a pensão se mantém até a conclusão da faculdade. "Claro, se houver um número alto de repetição durante o ensino superior, o alimentante pode recorrer", esclarece a presidente.

Caso a guarda do menor fique com o pai, a mãe também tem o dever de pagar pensão. No caso de os pais não terem condições, poderão ser responsabilizados osavós, os bisavós e os trisavós. A falta de pagamento de pensão pode resultar em reclusão que varia de 30 a 90 dias. Regina Beatriz alerta: "Essa é uma situação extrema. Normalmente, são averiguadas todas as formas de levantar o dinheiro. Seja por bloqueio de dinheiro ou penhora de bens de valores, não se limita ao valor do Imposto de Renda".

Quando há dois filhos, ou mais, com mães diferentes o valor paga a cada um deles também pode variar. "Tudo depende de como essa criança vivia antes e das condições financeiras do guardião", esclarece a presidente. Despesas como uniforme escolar, convênio médico, passeios, mensalidade escolar etc. Não podem ser descontados da pensão alimentícia.

Fonte: http://vilamulher.com.br/mae-filhos-família/criancas/valor-da-pensao-alimenticia-entenda-como-funcio...

  • Sobre o autorAuxiliar de Rh
  • Publicações8
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/valor-da-pensao-alimenticia-entenda-como-funciona-o-calculo/114760952

Informações relacionadas

Philipe Monteiro Cardoso, Advogado
Artigosano passado

Pensão Alimentícia Retroativa: Entenda Como Funciona e Quanto Tempo é Possível Cobrar

Thauany Garbelini, Advogado
Notíciashá 3 anos

Qual o valor da pensão alimentícia?

Vinícius França, Advogado
Notíciashá 5 anos

15 dúvidas sobre pensão alimentícia

Pensão Alimenticia

Myrelle Jacob, Advogado
Notíciashá 6 anos

Como calcular a pensão alimentícia?

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O Mais importante é a criança e sua saúde mental e emocional. O ruim é que na maioria das vezes a mãe se acha dona da criança e define regras para o pai visitar e ou até mesmo passar um final de semana com seu filho. Sempre tentando sabotar as saídas do filho com o pai - seria isso medo de perder o filho ou tentativa de reaver a relação com o pai. Bonito seria o pai a uma atitude dessas se ele pedisse em juízo - já que paga pensão direitinho e por lei também é responsável pelo seu filho que tais regras se invertam fazendo com que a mãe peça a justiça ou ao pai autorização para viajem, entre outras tomadas de decisão. PS : claro que se o pai apresenta temperamento desiquilibrado essa decisão deve ser solicitada judicialmente e não por iniciativa própria da mãe.

Bel . Julio Dresch
Esp. em Direito Empresarial continuar lendo